Educação Física e Inclusão: a Gestão da Aula na Inclusão de Uma Criança com Deficiência Múltipla
Por Adriana Estevão (Autor), José Francisco Chicon (Autor), Leonardo Pasolini (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo tem como objetivo discutir e analisar as contribuições que a gestão da aula pelo professor de educação física pode operar aos processos inclusivos de uma criança com deficiência múltipla.Configura-se em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados apontam para a organização da rotina da aula em quatro momentos —ritos de entrada, atividade direcionada, momento de escolha dos cantinhos temáticos da brinquedoteca por interesse dos alunos e ritos de saída —, bem como a organização do plano de ensino individualizado (pei). A ação mediadora doprofessor durante as intervenções proporcionaram a uma criança com deficiência múltipla osentimento de pertença ao grupo, tanto nas relações com as crianças quanto com os professores.