Educação física e inclusão de alunos surdos na escola: um estudo no município de São João de Pirabas-PA

Por Jacione de Nazaré Silva da Silva (Autor), Felipe Alex Santiago Cruz (Autor), Marcelo Eduardo Silva da Silva (Autor).

Parte de Educação Física na Escola Básica No Chão da Escola . páginas 95 - 124

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no município de São João de Pirabas-PA. Objetivou compreender de que forma se apresentam as práticas de ensino de Educação Física voltada à inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município citado. A base teórica de sustentação do estudo perpassa por Maria Amália Franco (2008); Carlos Libâneo (2013); Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2004) e Strobel (2009). Pesquisa de natureza predominantemente qualitativa e com procedimentos metodológicos que corresponderam observações durante o período dos Estágios Supervisionados I e II do referido curso e posterior realização de entrevistas, com roteiro previamente organizado.