Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas predominantes na prática pedagógica de professores de Educação Física que se dedicam às temáticas da inclusão escolar de alunos com deficiência. Além disso, pretendeu-se identificar quais são as percepções desses docentes acerca dessa prática e como tais ações podem favorecer a inclusão escolar. Pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão escolar, buscando conhecer as trajetórias do indivíduo com deficiência, historicidade da educação especial com predomínio recente da educação inclusiva, além de identificar as políticas públicas educacionais e dispositivos legais que regulamentam uma educação de qualidade para todos. Por meio de entrevista semi-estruturada, foram entrevistados dois professores de educação física que se constituiram como pesquisadores da área da educação especial, em função de terem dado continuidade à formação acadêmica (mestrado e doutorado) dedicando-se à temáticas do campo da educação especial: educação de surdos e autismo. Procurou-se investigar as origens de interesses pessoais e profissionais que evidenciam a articulação entre educação física e educação especial; possíveis elementos qualificadores da prática docente associados ao conhecimento de ambas as áreas; efeitos dessa articulação do ponto de vista das eventuais mudanças na ação docente do professor de educação física e da prática pedagógica na formação de professores. Conclui-se que a efetivação do processo de inclusão nas aulas de Educação Física, deve considerar que o desenvolvimento desses sujeitos ocorre através das individualidades, limitações, potencialidades e favorecer através da prática a socialiazação e cooperação com o grupo, oferecendo oportunidades equitativas a todos.

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