Educação Física e Influência da Mídia: Percepções Docentes
Por Aurélio Ribeiro da Silva (Autor), Jurandir Fernandes Cavalcante (Autor), Felipe Cavalcante Brasileiro (Autor), Antônio Orcini Costa Júnior (Autor), Ronnisson Luís Carvalho Barbosa (Autor), Luiz Torres Raposo Neto (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
A sociedade contemporânea passa por várias reconfigurações, devido à globalização e a facilidade dos meios tecnológicos, é notório que a cada instantes modificações acontecem, no modo de se comunicar, relacionar com as pessoas, objetos e com o mundo em volta. Assim objetivamos identificar a percepção dos professores de Educação Física a respeito da influência das mídias e o uso das tecnologias nas aulas de Educação Física, bem como entender os possíveis processos nas aplicações destas, correlacionando os pontos positivo e negativo. Trata-se de um trabalho quantitativo-descritivo, a pesquisa foi realizada em escolas de Fortaleza, com 51 professores, utilizando a aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam que, 60,4% consideram extremamente relevante a influência que as redes sociais exercem nos educandos, 34% relevantes, 3,6% pouco relevante e 2% irrelevante. 43,4% apontam como problema da influência midiática o sedentarismo, 22,6% a industrialização do esporte e o modismo dos atletas, 18,9% o esporte apresentado com forma de espetáculo e 15,1% culto ao corpo. Para 54,7% o problema seria, dispersão dos alunos no desenvolvimento das aulas teóricas, 28,3% a falta de interesse nas atividades e jogos, 17% a falta de interação em grupo. 52,8% afirmam que o momento para mediação seria nas aulas expositivas, 26,4% aulas práticas, 20,8% nos trabalhos em grupos. Conclui-se que a influência midiática e tecnologias digitais exercem um papel fundamental no cenário da Educação Física cabendo o professor levantar essas implicações de maneira clara e objetiva despertando uma análise crítica e autônoma.