Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as implicações pedagógicas entre a disciplina de Educação Física e os Jogos Escolares no sentido de descobrir se a referida competição esportiva tem influenciado a prática pedagógica do professor de Educação Física. A coleta de dados aconteceu entre os meses de maio e setembro de 2016 e sucedeu em quatro escolas Públicas de Lucas do Rio Verde-MT. O estudo é de natureza qualitativa e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a observação sistemática das aulas de Educação Física e dos treinamentos para os Jogos Escolares (JE). A entrevista semiestruturada realizada com quatro coordenadores pedagógicos e sete professores de Educação Física. Para enveredar neste estudo, buscou-se referência teórico-metodológico em autores que discutem as temáticas referentes as relações entre Escola, Esporte e Educação Física. Desse modo, utilizou-se Gomez (1998), Young (2007), Cortella (1997), Luckesi (1994 ), Bracht (1997), Soares et. al. (1992), González e Fensterseifer (2009), Charlot (2009), dentre outros que retratam o movimento renovador da Educação Física brasileira. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os elementos conclusivos desta pesquisa são de que as escolas pesquisadas possuem um tempo destinado aos treinamentos das equipes participantes dos JE. Entretanto, isso não tem impedido a utilização das aulas de Educação Física para desenvolvimento técnico competitivo. Em torno dos JE foram averiguados alguns desdobramentos em âmbito escolar que impactaram diretamente a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foi possível averiguar que no discurso, os interlocutores se mostraram conscientes das diferenças entre os JE e a Educação Física Escolar, mesmo que de maneira superficial, mas no fazer pedagógico encontraram-se dados que não demonstram os cuidados necessários para se evitar prejuízos a Educação Física.

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