Resumo
Este estudo objetivou analisar a relação e o tratamento do lazer nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Noroeste Paulista, investigando suas estruturas curriculares, suas concepções de lazer e recreação, além de examinar o perfil profissiográfico desses cursos com relação ao lazer. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória, sendo norteada pela pesquisa bibliográfica e documental, realizando a análise de dados por meio da análise de conteúdo. A amostragem contou com duas instituições, caracterizadas como IESEF1 e IESEF2, escolhidas de forma aleatória como meio de preservação da identidade das instituições de ensino. Na fundamentação teórica, termos-chaves que envolveram este processo como currículo, a transgressão das normas para a formação superior em Educação Física, o termo lazer no Brasil e suas relações com a educação, Educação Física e a formação nesta área envolvendo essa temática. Discutiu-se e descreveu-se a origem do termo currículo e suas teorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre as normas para os cursos de graduação em Educação Física, descreveu-se diversos parâmetros estabelecidos, mas com maior enfoque na Resolução CNE/CES no 07/2004 que encontravam em vigor durante este período de coleta e regeram a formulação dos projetos políticos pedagógicos desta pesquisa. Caracterizou-se o lazer como algo não uniforme, determinado pelas práticas, ou lugares, tempos, horários e estratégias estabelecidas pelos atores sociais que combinam e geram seus arranjos criativos e suas variáveis. A Educação Física trata da cultura corporal e tem sua ligação com o lazer, principalmente pelas atividades físico-esportivas, que enquanto componente curricular da Educação Básica, favorece discussões sobre a formação de sujeitos criativos, críticos, receptores e formadores de cultura. Nas discussões de resultados da análise documental, foi encontrada quatro disciplinas em cada instituição que abordavam os temas lazer e recreação. No perfil profissiográfico, ambas as instituições não colocam o lazer como um dos conhecimentos necessários para a formação destes professores, dificultando a possibilidade da prática transformadora do lazer enquanto direito social em objetivação dos preceitos para a formação dos seus educandos em suas futuras atuações, ensinando, orientando e alavancando o lazer na vida dos futuros cidadãos que irão instruir. Houveram dificuldades em identificar as concepções de lazer dos componentes curriculares nas duas instituições, pois apresentavam em suas ementas, tópicos de conteúdos ou até mesmo frases simplistas que não favoreceram esta análise. Concluiu-se que em ambas as instituições possuem na formulação de seus componentes curriculares, o lazer como a um conhecimento especificamente teórico, deixando as atividades práticas para a recreação através dos jogos, brincadeiras e esportes. As duas instituições trabalham a recreação em uma abordagem tradicional, enraizadas num repertório de atividades e com conteúdos tratados de modo superficial, o que também pode ser direcionado ao trato do lazer realizado pela IESEF2 pelos problemas apresentados na exploração do tema. Porém, os componentes curriculares da IESEF1 sobre a temática do lazer, possuem maior relação com as teorias críticas, principalmente por abordar em seus temas, questões relacionadas às classes sociais e reproduções cultural e social, porém, devendo alinhar melhor ementas, objetivos e bibliografias para uma melhor efetivação deste processo.