Educação Física e Língua Portuguesa: a Perspectiva dos Usos dos Artefatos Culturais Como Ato de Resistência
Por Cathia Alves (Autor), Eli Gomes Castanho (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 1, 2022.
Resumo
Resultado de um trabalho realizado pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física, este relato de experiência descreve a prática pedagógica aplicada para a turma de segundo ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Salto, sob o olhar específico da Educação Física como prática da cultura corporal. As disciplinas tiveram como objeto de trabalho promover a elaboração de um caderno de opinião de um jornal digital, contemplando os gêneros textuais: artigo de opinião, editorial e charge. A Educação Física propôs os temas sobre políticas públicas de esporte e lazer como pano de fundo para produção das discussões, reflexões e aulas práticas que conduziram o trabalho em conjunto. Os resultados apontam para resistência em tratar duas disciplinas num currículo que está em disputa pelo domínio de uns saberes em detrimento de outros, e a importância de pedagogizar as ações de modo integrado.