Educação Física e Nutrição no Curso de Engenharia de Controle e Automação: Análise de Uma Experiência Pedagógica
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Larissa Vicente Tonacio (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2018.
Resumo
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física no curso de Engenharia de Controle e Automação. Durante as aulas desse componente curricular, os/as estudantes analisaram diretrizes oficiais sobre os benefícios da atividade física para a saúde de diferentes grupos, refletiram sobre a relação existente entre o esporte e a saúde, pesquisaram sobre a qualidade dos espaços públicos de lazer, montaram o seu próprio treinamento e organizaram projetos que relacionaram os conhecimentos da Engenharia com as práticas corporais. Durante o semestre, foi realizado um convite para a nutricionista do Instituto Federal de São Paulo, que realizou uma oficina com os/as acadêmicos com a intenção de possibilitar reflexões sobre a relação entre a saúde e alimentação, padrões de beleza, distúrbios alimentares e a utilização de anabolizantes e suplementos alimentares.