Resumo

Objetiva-se compreender a função que o Conhecimento em Educação Física assumiu no movimento histórico de (re)produção do capital a partir das mudanças no Mundo do Trabalho. Foi realizada uma investigação bibliográfica, de base Marxista. Teoricamente: apresenta-se a organização da Escola Capitalista; e situa-se o lugar do Conhecimento em Educação Física, compreendendo sua função pedagógica no processo de formação básica dos educandos para dar continuidade à (re)produção do capital. Se compreende, enfim, que a função do Conhecimento (escolarizado) em Educação Física esteve atrelada ao projeto histórico de sociedade burguesa, na qual demandou demasiado cuidado com a educação dos corpos.

Referências

Antunes, R., e Pinto, G. (2017). A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. Cortez Editora.

Carvalho, Y., Prado, A., e Alonso, A. (2013). Formação em Educação Física no Brasil: outros modos de pensar e intervir no serviço público de saúde. Educación Física y Ciencia, 15(1). https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFv15n01a01

Acessar