Educação Física e os Caps de Goiânia: Uma Análise das Oficinas Terapêuticas
Por Roberto Pereira Furtado (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
Após o início do processo de reforma psiquiátrica, a saúde mental apresenta novos desafios para o campoda educação física, abrindo novas oportunidades de trabalho para os profissionais. No município de Goiânia os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tiveram seuinício em 1999. Apesar do pouco tempo de existência, oito do total de nove CAPS da cidade contam com pelo menos um profissional com formação em educação física.Esta pesquisa surgiu da necessidade de se conhecer como a educação física tem se colocado neste espaço, visto que os saberes e fazeres deste campo precisam estabelecer relações com os das outras profissões, na organização multiprofissional que é característica da organização da rotina de trabalho dos CAPS. Dentro das várias possibilidades de análise, esta pesquisa teve como problemática central a compreensão do processo em geral de organização e execução e demais características das oficinas terapêuticas relacionadas à cultura corporal, conduzidas por professores de educação física dos CAPS de Goiânia