Resumo
Este estudo tem inspiração na proposta de monografia de base de Dermeval Saviani (1991) que entende a dissertação como uma etapa de apropriação de elementos teóricos acerca do assunto investigado. O objetivo da pesquisa foi trazer para o debate como foi e como anda a Educação Física no âmbito da discussão com a Pedagogia Histórico-Crítica, na qual percebemos uma proximidade inicial a partir da década de 1980, que nos rendeu bons frutos e algumas inquietações. Porém, com a redemocratização e as nuances mais sutis do capitalismo (no sentido de uma imposição camuflada), tais inquietações foram enfraquecidas, o que trouxe de volta elementos os quais se tentava superar, dessa vez naturalizados pelos espaços docentes. Para tanto, utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e um levantamento bibliográfico nos períodos de 2013 a 2019. No primeiro momento, a pesquisa traz um contexto histórico da Educação Física, fundamentada em pesquisadores com uma concepção crítica. No segundo momento, trazemos elementos de uma aproximação com os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, um contato inicial com a teoria, pois tal bibliografia possui enriquecimentos que exigem um esforço maior para apropriação e explanação com fidelidade à proposta de Dermeval Saviani. No terceiro momento, buscamos levantar um panorama dos trabalhos desenvolvidos entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, dos quais pesquisamos artigos, dissertações, teses e resumos, em que encontramos um cenário ainda longe do desejável e com aproximações muitas vezes mediadas por terceiros que não mantêm uma fidelidade ao que se propõe como pedagogia emancipadora. Sendo assim, percebemos que é necessário avançar em tais discussões, aprofundar-nos nas bases teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica para uma produção coerente que possibilite transformações sólidas, de modo que tal teoria seja naturalizada pelo campo acadêmico em articulação com seus objetos para que, principalmente, estabeleça-se no chão da escola e também em uma práxis que permita pensar em um outro modelo de sociedade.