Resumo

O ponto de partida deste texto é uma breve análise dos problemas que a Educação Física enfrenta, dos diferentes aspectos da crise e a indicação de quais têm sido as respostas clássicas e conservadoras a tudo isso. Nesta estrutura, é reivindicada a necessidade de uma ciência da ação motriz ou da praxiologia motriz. A Educação Física é uma prática de intervenção educativa que pode ser esclarecida através de processos científicos. Considerando o conceito de conduta motriz é que localizamos o ser que se move, e não o movimento ou o corpo, no centro do ato educativo. Contribuindo para as diferentes dimensões da personalidade humana, essa perspectiva permite colocar a Educação Física no campo educacional. Ao propor situações motrizes, o professor deve levar em consideração a lógica interna das práticas e os domínios de ação motriz. Conclui-se que a praxiologia motriz não deve ser confundida com a Educação Física, mas pode lançar luz sobre (ou elucidar) a coerência e adaptação das práticas aos efeitos educacionais pretendidos

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