Educação Física e produção discente em um contexto de iniciação à docência
Por Renato Sarti (Autor), Danielle Machado Vasconcellos (Autor), Lorenna Andrade Sampaio (Autor), Tatiany Margarido dos Santos (Autor), Gabriel de Sousa Vandelli Carneiro (Autor), Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos (Autor).
Resumo
Dentro do contexto formativo e pedagógico do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o presente relato de experiência tem como objetivo central apresentar a produção dos educandos do ensino médio na problematização da disciplina de Educação Física. Para subsidiar as discussões, o relato mobiliza conceitos de “terceiro espaço” (ZEICHNER, 2010) e de “dialogicidade” (FREIRE, 1987), fundamentando as interlocuções entre o curso de formação de professores e os espaços escolares e propondo o ponto de partida principal para a referida proposta pedagógica. Assim, o relato conta com a descrição do cenário formativo/pedagógico, com a apresentação de alguns componentes da tematização e, principalmente, com a valorização dos conhecimentos construídos pelos educandos na fase da problematização, por meio do detalhamento de algumas produções dos Grupos Temáticos de Trabalho (GTT). Em linhas gerais, destacaram-se três aspectos centrais na produção dos educandos: a apropriação dos conteúdos da tematização; o reconhecimento dos educandos como produtores de conhecimento; e a multiplicidade de temas e formatos dos trabalhos apresentados.