Resumo

Dentro do contexto formativo e pedagógico do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o presente relato de experiência tem como objetivo central apresentar a produção dos educandos do ensino médio na problematização da disciplina de Educação Física. Para subsidiar as discussões, o relato mobiliza conceitos de “terceiro espaço” (ZEICHNER, 2010) e de “dialogicidade” (FREIRE, 1987), fundamentando as interlocuções entre o curso de formação de professores e os espaços escolares e propondo o ponto de partida principal para a referida proposta pedagógica. Assim, o relato conta com a descrição do cenário formativo/pedagógico, com a apresentação de alguns componentes da tematização e, principalmente, com a valorização dos conhecimentos construídos pelos educandos na fase da problematização, por meio do detalhamento de algumas produções dos Grupos Temáticos de Trabalho (GTT). Em linhas gerais, destacaram-se três aspectos centrais na produção dos educandos: a apropriação dos conteúdos da tematização; o reconhecimento dos educandos como produtores de conhecimento; e a multiplicidade de temas e formatos dos trabalhos apresentados.

Acessar