Educação Física e Promoção da Saúde Escolar: Reflexão a Partir da Perspectiva do Gestor
Por Carlos Henrique de Freitas Lima (Autor), Mônica Mitsue Nakano (Autor), Marta Angélica Iossi Silva (Autor), Luciane Sá de Andrade (Autor), Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 278, 2021.
Resumo
Objetivou-se analisar a relação entre a Educação Física e a promoção da saúde no contexto escolar na perspectiva do gestor escolar. O percurso metodológico norteou-se por uma abordagem qualitativa à luz da perspectiva Histórico-Cultural de Vygotski, um estudo de caso, por meio de análise crítica de uma entrevista realizada com um gestor de uma escola estadual no Estado de Minas Gerais. Observa-se o estabelecimento de uma relação direta entre a promoção da saúde e a disciplina Educação Física no espaço escolar que converge para um protagonismo e responsabilização excessiva deste campo do saber no desenvolvimento das ações de promoção da saúde na escola. Conclui-se, que tais apontamentos revelam como os significados historicamente atribuídos à Educação Física escolar desde sua gênese, ainda se encontram presentes no imaginário social e direcionam ações ainda na atualidade.
Referências
Baez, M.A.C., Sampaio, A.A., Mosquera, J.J.M., e Stobäus, C.D. (2012). Educação Física escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. Lecturas: Educación Física y Deportes, 17(173). https://www.efdeportes.com/efd173/educacao-fisica-escolar-e-saude-novos-olhares.htm
Bogdan, R., e Biklen, S.K. (2013). Investigação qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos (12ª ed.). Porto Editora.