Resumo

Objetivou-se analisar a relação entre a Educação Física e a promoção da saúde no contexto escolar na perspectiva do gestor escolar. O percurso metodológico norteou-se por uma abordagem qualitativa à luz da perspectiva Histórico-Cultural de Vygotski, um estudo de caso, por meio de análise crítica de uma entrevista realizada com um gestor de uma escola estadual no Estado de Minas Gerais. Observa-se o estabelecimento de uma relação direta entre a promoção da saúde e a disciplina Educação Física no espaço escolar que converge para um protagonismo e responsabilização excessiva deste campo do saber no desenvolvimento das ações de promoção da saúde na escola. Conclui-se, que tais apontamentos revelam como os significados historicamente atribuídos à Educação Física escolar desde sua gênese, ainda se encontram presentes no imaginário social e direcionam ações ainda na atualidade.

Referências

Baez, M.A.C., Sampaio, A.A., Mosquera, J.J.M., e Stobäus, C.D. (2012). Educação Física escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. Lecturas: Educación Física y Deportes, 17(173). https://www.efdeportes.com/efd173/educacao-fisica-escolar-e-saude-novos-olhares.htm

Bogdan, R., e Biklen, S.K. (2013). Investigação qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos (12ª ed.). Porto Editora.

Acessar