Educação Física e Saúde: Análise Quanti- Qualitativa da Atuação do Professor na Promoção de Saúde no Município de São Luís-maranhão
Por Zilane Veloso de Barros (Autor), Lilian Socorro de Sousa da Silva (Autor), Elaynne Silva de Oliveira (Autor), Camilla Silva Gonçalves (Autor), Alair Reis Araújo (Autor), Claúdia Vanisse de Brito Costa (Autor), Emanuel Péricles Salvador (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:analisar se os professores de Educação Física têm ministrado ou organizado suas aulas, abordan-do o tema saúde e se este tema têm sido uma ferramenta usada para promoção de saúde.MÉTODOS:A pes-quisa foi de natureza quanti - qualitativa, com 20 professores graduados em Educação Física, que exercem aprofissão há mais de um ano, nas escolas municipais, estaduais e privadas. Como instrumento foi utilizadoo questionário com questões abertas e fechadas de autoria da pesquisadora.RESULTADOS:100% afirmaramtrabalhar o tema saúde nas aulas práticas e teóricas, 90% se consideravam aptos para trabalhar o tema, porémapenas 30% relatam ter facilidade para desenvolver as atividades, 30% apresentaram a falta de material comoa maior dificuldade para lecionar o tema, seguido de 17% para desinteresse dos alunos e 9% para a cargahorária como fator limitante, 40% caracterizam a promoção de saúde como vida saudável e bem estar, 100%afirmam que o professor influencia e está diretamente ligado ao tema podendo conscientizar seus alunosda importância de hábitos saudáveis. Quanto aos conteúdos ofertados, foram citados temas relacionados àpromoção de saúde, entretanto, os esportes e os jogos e brincadeiras ainda são priorizados. Porém, os resul-tados expressaram que a temática ainda é abordada de forma conceitual somente para prevenção de doenças.CONCLUSÃO:embora toda a amostra alegue trabalhar com o tema saúde, muitos apresentam dificuldades,encontram barreiras externas ou limitam o tema saúde, sendo necessário maior clareza quanto ao conteúdoa ser tratado sobre o tema “saúde” nas escolas