Educação física e saúde escolar no Brasil. Conexões à luz da Base Nacional Comum Curricular
Por Sidnei Jorge Fonseca Júnior (Autor), Janaína da Silva Ferreira (Autor), Gláucio Oliveira da Gama (Autor), Cláudio Oliveira da Gama (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 312, 2024.
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica realizada com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar à luz das propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo exploratório foi realizado por meio de análise documental da Base Curricular e revisão científica de estudos que utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Os artigos selecionados abordaram temas como hábitos alimentares, atividade física, sedentarismo e imagem corporal, além das covariáveis participação nas aulas de Educação Física, tempo de tela e sobrepeso e obesidade. Os resultados destacaram questões como “falta de participação das meninas nas aulas de educação física”, “comportamentos sedentários”, “excesso de peso”, “insatisfação com o corpo” e “hábitos alimentares inadequados”. A análise desses elementos, juntamente com suas inter-relações, proporcionou uma compreensão mais profunda do estado de saúde dos adolescentes escolares. Conclui-se que esse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de propostas pedagógicas curriculares conectadas às Bases Nacionais Comuns Curriculares e proporciona uma abordagem mais ampla e crítica no ambiente escolar.