Educação Física e Saúde Mental: Oficinas de Práticas Corporais Como Estratégia de Cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial
Por Victor Hugo Santos de Castro (Autor), Samara Moura Barreto de Abreu (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 2, n 1, 2019.
Resumo
Este estudo incita a problematização sobre o cuidado em saúde mental, na perspectiva da integralidade, no âmbito da intervenção profissional da Educação Física a partir de oficinas de corporeidade. Tem como objetivo cartografar as oficinas de práticas corporais como estratégia de cuidado integral no plano terapêutico da Saúde Mental, situado sobre o território do CAPS Geral e Ad de Eusébio-Ceará. Quanto à metodologia, tratou-se de um estudo de natureza empírica, descritivo, com abordagem qualitativa, cujo método é um relato de experiência atravessado pela disposição cartográfica. A coleta de dados foi realizada através do diário de campo do sujeito-autor (residente de Educação Física), assim como os registros documentais de planejamento e avaliação das oficinas de práticas corporais no cuidado com o usuário dos serviços. A implicação cartográfica circunscreve o modo de planejamento e materialidade das oficinas de práticas corporais, assim como as características de duração, periodicidade e categorias profissionais envolvidas, demarcando também os pressupostos da integralidade em saúde fundados na intervenção do profissional de educação física no escopo da saúde mental. A análise interpretativa dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Verificou-se pela disposição cartográfica que as oficinas de práticas corporais são estratégias potenciais de cuidado do profissional de Educação Física, uma vez que possibilita a integralidade em saúde do usuário, fomenta a democratização deste cuidado, suscita a intervenção multiprofissional, busca a mobilização de metodologias participativas incidindo no coinvestimento dos sujeitos em implicação social colaborativa.
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