Resumo

Neste artigo de revisão narrativa, buscamos compreender os conhecimentos que mobilizaram os estudantes a narrarem suas experiências nos trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física da UFRGS. Para isso, nosso esforço inicial foi buscar por trabalhos qualitativos do tipo narrativo, processo que nos oportunizou localizar um número expressivo de trabalhos deste tipo no campo da saúde mental. Assim, utilizamos a experiência acumulada e apresentada nos trabalhos localizados neste campo como material empírico desta revisão, sendo selecionados 6 trabalhos sobre os quais realizamos uma meta-análise resultando nos seguintes temas de discussão: o exercício da ação-reflexão e a experiência do corpo consciente. Nessa direção, o esforço deste trabalho foi apontar reflexões sobre a formação na área pela problematização do conhecimento.

Referências

ALVES, Alvaro Rogério da Costa. Educação física, saúde mental e o residencial terapêutico: um estudo autonarrativo. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2018. http://hdl.handle.net/10183/199261

BILIBIO, Luiz Fernando Silva; DAMICO, José Geraldo Soares. Carta a um jovem professor. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 2, 2011, p. 92-103. http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1258

BRACHT, Valter. A Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a Educação Física). Ijuí: Ed. Unijuí. 2019.

BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar Como Tema da Produção do Conhecimento nos Periódicos da Área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, v. 17, n. 02, ago de 2011, p. 11-34. https://doi.org/10.22456/1982-8918.19280

BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar Como Tema da Produção do Conhecimento nos Periódicos da Área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, v. 18, n. 02, abr/jun de 2012, p. 4-29. https://doi.org/10.22456/1982-8918.30158

BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4º Ed. Ijuí: Unijuí. 2014.

BUENO, Conrado Alencastro. Contos de um professor de educação física na saúde mental: (des) memórias de um residente em saúde mental coletiva. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2016. http://hdl.handle.net/10183/147969

DAMICO, José Geraldo Soares; BILIBIO, Luiz Fernando Silva. Experimentação e encontro intercessor: produzindo pistas para a educação física na saúde mental. In: Bagrichevsky, Marcos (Org.). Saúde coletiva: dialogando sobre interfaces temáticas. Ilhéus, Ba: Editus, 2015, p. 53-91. https://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2015/saude_coletiva.pdf

FRASSON, Jéssica Serafim. Epistemologias da Educação Física Escolar: do alto da torre de marfim ao chão da realidade concreta. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). 2020. http://hdl.handle.net/10183/223001

FRASSON, Jéssica Serafim; MOLINA NETO, Vicente; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A Produção Científica Resultante de Teses e Dissertações em Programas de Pós-Graduação em Educação Física no Período de 2013 a 2017. Movimento, Porto Alegre, v. 25, 2019, p. 1-13. https://doi.org/10.22456/1982-8918.85355

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 48 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por Uma Pedagogia da Pergunta. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

GOLDSCHMIDT FILHO, Francisco. O estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS): um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviço. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2013. http://hdl.handle.net/10183/79481

KÜHN, Ana claudia Battisti Reinke. Experimentações e aprendizagem em uma internação psiquiátrica de um hospital geral. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017. http://hdl.handle.net/10183/172021

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3 ed. Ijuí: Unijuí. 2012.

MAGALHÃES, Rafael de Lima. Narrativas sobre a Educação Física, uma Unidade de Internação Psiquiátrica e a crise. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2019. http://hdl.handle.net/10183/202154

MEDINA, Paulo Subirá. A Educação Física Cuida do Corpo... e “Mente”: bases para a renovação e transformação da Educação Física. 9 ed. São Paulo: Papirus. 1990.

ROBLE, Odilon José; MOREIRA, Maria Inês Badaró; SCAGLIUSI, Fernanda Baeza. A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar. Interface. 2012, p. 567-78. https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000033

SANTOS, Fernanda Teixeira dos; ALBUQUERQUE, Maria Pelizer. O papel desinstitucionalizador da Educação Física na saúde mental. Motrivivência, 2014, p. 281–292. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p281

SILVA, Cláudia Maria Duarte Dutra. Educação física na saúde mental: Residencial Terapêutico Morada São Pedro. Monografia (Graduação em Educação Física). Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012. http://hdl.handle.net/10183/70274

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. Cortez Editora: São Paulo, 1992.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). 2021. http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=314

Acessar