Educação Física e Saúde: os Cuidados Especificos com Alunos Diabéticos Durante as Aulas de Educação Física
Por João Antônio da Silva Barbosa (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
O presente resumo relata a importância de estímulosadequados no desenvolvimento de crianças e adolescente portadores ou não de algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual. Buscar, programar e implantar conhecimentos, recursos e adaptações inclusivas mediante as constantes modificações ocorrentesna educação, a inclusão de todos na mesma atividade é essencial para um desenvolvimento amplo e saudável. Com embasamento teóricoem livrose pesquisas de campoe sites da internet. Entende-se quea inclusão e adaptação não se referemexclusivamente àspopulações especiais, mas a todo conjunto, durante as aulas de educação física devemos sempre adaptar uma atividade diferente, seja com base em suas regras, ou até mesmo a modificação do próprio material, comouma bola com meias finas e jornais, é um material adaptado, adaptar uma atividade para incluir um aluno tímido, agitado, agressivo, formar duplas mistas nas séries iniciais, quebrar o tabu de que eles tem tanto medo de contato, através de atividades lúdicas os envolver, utilizar com sabedoria todos osrecursos e estímulos necessários em cada caso. A educação física, vista de maneira mais ampla, não apenas oferece colaboração para um amplo desenvolvimento motor, bem como cognitivo, afetivo e principalmente social, pois é durante as aulas em que eles entendem a importância de um convívio harmonioso, um professor é um mediador de conhecimento buscando o melhor em todas as circunstancias, ser e ter aliados de todas as disciplinas, uma complementa a outra e na atividade livre todas se fundem.