Resumo

O presente trabalho consiste em um relatório técnico desenvolvido com a finalidade de propor e apresentar a proposta de um produto, conforme requisitos para a obtenção do título de mestre em Tecnologias, Educação e Comunicação. O produto desenvolvido é um portal eletrônico intitulado Portal Educação Física e suas Concepções Críticas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o referido portal, que tem como meta propor conteúdos e leituras reflexivas e críticas acerca do cenário da Educação Física escolar. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento teórico, o qual buscou fazer um resgate acerca dos aspectos relacionados ao trabalho, com aproximações à Educação e Educação Física. Em seguida, foi apresentado o desenvolvimento do produto em seus aspectos técnicos e de implementação, para, enfim, fazer uma discussão acerca das inferências de um portal, na busca de uma Educação Física crítica. Acerca do contexto do trabalho, baseou-se em Marx, ao explanar acerca da luta de classes na possibilidade de considerar o diálogo e a busca de sentidos na superação de um trabalho estranhado e alheio aos anseios da classe trabalhadora. Tal referencial se aproxima da proposta de uma Educação Física que preza por centrar-se no aluno como sujeito de sua transformação e permanente construção de mundo. Neste sentido, a Educação Física, em sua perspectiva histórico-crítica, dá subsídios na formação histórica e cultural do aluno, que culmina em uma prática conscientizadora e crítica. Com isso, tornou-se possível repensar o exercício de se apropriar dos estudos da Educação Física de forma ampla e com possibilidade da crítica, conforme é a finalidade do portal. Portanto, estruturar um portal eletrônico com a organização e apresentação de textos, materiais didáticos, espaços de discussão e referências a produções científicas, além de um glossário específico da Educação Física escolar, promove um novo espaço em que profissionais, docentes, acadêmicos e demais interessados na temática, possam reunir, buscar leituras, reflexões e, consequentemente, subsídios para compreenderem a Educação Física muito além de um componente curricular, mas em sua essência.

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