Resumo

O Esporte é uma reprodução da sociedade e vem, na denominada pós-modernidade, nos apresentando uma gama de novas modalidades, que nascem, se fortalecem, se consolidam ou passam, de acordo com o surgimento de novos valores ou com a sua mudança hierárquica. A questão orientadora deste trabalho procurou responder o seguinte questão: estarão as atividades oferecidas e desenvolvidas nas aulas de Educação Física, do Ensino Médio e Fundamental da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, adequadas aos novos valores dos jovens de hoje? O estudo objetivou diagnosticar a visão de professores de Educação Física e alunos a respeito das aulas de Educação Física, e analisar os valores reconhecidos por eles nas aulas. O marco teórico tratou dos normativos brasileiros para a Educação Básica, das sociedades brasileira e mineira, da globalização, dos valores, da educação, da escola, dos currículos, do papel do professor e do Esporte como conteúdo curricular. A metodologia utilizou como meio as entrevistas individuais, classificadas do tipo semi-estruturado (Campenhoudt e Quivy, 2003). Essas entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo (Bardini, 1977 e Ghiglione e Matalon, 2001). A tarefa interpretativa identificou que: os professores, apesar de declararem conhecer a LDB, não demonstraram efetivo domínio sobre seu teor; existe uma distância entre a prática docente declarada e a proposta sugerida pelos PCN’s; falta clareza dos professores na identificação dos parâmetros que nortearam a elaboração de seus planejamentos; existe uma diferente hierarquia de valores apresentada pelos alunos; há uma preocupação dos professores em promover, nos alunos, valores como respeito, trabalho em equipe e autoconfiança; e, por fim, uma grande diferença entre os conteúdos ministrados pelos professores e aqueles reconhecidos e almejados pelos alunos. Concluímos que: a escola deve se preocupar com a transmissão de cultura; não se pode negar a mudança da hierarquia axiológica de valores; as aulas de EF têm o dever de oferecer atividades diversificadas para um desenvolvimento harmônico do indivíduo; o Esporte traz, na sua essência, grandes valores que, por isso, devem ser desenvolvidos nas aulas de EF. Por fim, assumimos o conceito de Educação como o melhor instrumento para a construção de um mundo de liberdade e autonomia. 
 

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