Resumo

A violência constitui um fenômeno extremamente complexo e se manifesta em vários âmbitos sociais. A necessidade de transformação e conscientização em relação à violência indica que a formação profissional seria um dos caminhos para se trilhar. Nesse cenário, o profissional de Educação Física tem um papel primordial. Porém, sem conhecimento teórico e crítico sobre o assunto, o profissional terá dificuldades na construção de uma prática reflexiva sustentada pelos direitos humanos, os valores, a ética, a cidadania, entre outros atributos que se opõem às situações de violências. O objetivo desse estudo foi compreender como os professores lidam com a temática da violência no contexto da formação inicial, em um curso de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa de estudo de caso. O estudo foi acolhido pela Faculdade Piaget, situada no município de Suzano, grande São Paulo. Para atingir o objetivo utilizamos o levantamento de documentos do curso constituídos pelo Projeto Pedagógico do Curso – PPC – e planos de ensino, além de entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Participaram do estudo 12 professores que compõem o quadro docente do curso de licenciatura em Educação Física. As informações foram coletadas e organizadas por meio do programa NVIVO. Para explorar as informações coletadas, utilizamos a análise de conteúdo descritiva. Foi possível verificar que o PPC apresenta uma vertente humanística, porém essa não está alinhada com os planos de ensino. Os professores colaboradores percebem a violência no relacionamento entre os estudantes e na relação de poder, relatam diversas formas de manifestações de violências. Além disso, relatam a necessidade de abordagens do fenômeno violência na formação inicial, indicam a diversificação de estratégias para lidarem com os episódios de violências em suas aulas e estratégias numa perspectiva formativa. Os professores reconhecem que é primordial o envolvimento de toda a comunidade acadêmica na propositura e no desenvolvimento das ações. Destacamos a possibilidades de lidar com a violência no contexto da formação de professores de Educação Física, mas ressaltamos que para coibir e/ou prevenir a violência é necessário o engajamento dos vários segmentos da sociedade

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