Resumo

A busca por sinergias entre a educação física e a educação ambiental na educação infantil decorre de dois pontos principais: a crise ambiental contemporânea e a importância da cultura corporal, do movimento e do lúdico no desenvolvimento infantil. A crise ambiental contemporânea é sustentada por uma relação desintegrada entre sociedade e natureza, fundamentada por uma compreensão fragmentada de mundo, que, pela construção de uma lógica de dominação estabelecida por uma relação de diferença hierarquizada, privilegia o ser humano sobre a natureza. A educação ambiental alicerçada nessa visão de mundo, que compreende a realidade de forma fragmentada, simplificada, desconsiderando a riqueza da relação, é denominada de educação ambiental conservadora. Porém, a busca permanente dos seres humanos no mundo, sendo-uns-com-os-outros, pelo “Ser Mais”, compreende uma outra educação, uma visão que contrapõe na base os pilares da educação conservadora, uma educação problematizadora, uma educação libertadora, uma forma de intervenção ao mundo. Considerar uma educação ambiental que compreende os princípios de uma educação democrática pressupõe trabalhar com conteúdos que sejam significativos para o aluno, defender a relevância das vivências, das atitudes e dos valores, marcas da pedagogia freireana. No caso da educação infantil, foco desse estudo, a aprendizagem significativa apóia-se em alguns elementos que são essencialmente importantes nesse universo: o lúdico, o movimento e o desenvolvimento da cultura corporal. Todos esses elementos estão presentes nos conteúdos e objetivos pedagógicos da educação física. Pode-se definir assim como objetivo deste estudo, de cunho teórico, demarcar o papel da educação física na educação infantil, visando à promoção da educação ambiental na infância. Para a realização dessa pesquisa de natureza qualitativa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, especialmente livros e artigos científicos, que sustente a investigação acerca das sinergias entre a educação física, a educação infantil e a educação ambiental, e as potencialidades dessas relações no trabalho com as questões ambientais na infância. 

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