Educação Física e Educação Ambiental: Refletindo Sobre a Formação e Atuação Docente
Por Humberto Luis de Deus Inácio (Autor), Thaís Messias Moraes (Autor), Amanda Batista da Silveira (Autor).
Em Conexões v. 11, n 4, 2013. Da página 1 a 23
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência investigativa desenvolvida no âmbito da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com recursos PROLICEN, sobre a inserção do conteúdo “Práticas Corporais de Aventura [na natureza] – PCANs” e sua relação com a Educação Ambiental – EA, na formação inicial em Educação Física e na atuação docente em escolas públicas do município de Goiânia (GO). Observou-se, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que são poucos os cursos de Educação Física de universidades federais que incluem tais conteúdos, apontando uma lacuna a ser preenchida. Por outro lado, ao observar o campo de docência em escolas públicas, os dados indicam que tais conteúdos são considerados importantes; apesar disto, não aparecem nos planos de ensino dos professores. Segundo os mesmos, isto se dá pela lacuna na formação inicial, pela falta de equipamentos e espaços adequados e pela não inclusão destes conteúdos na formação continuada.