Resumo

Este trabalho abordou a expressão "educação física", através de uma revisão histórica, localizando nos séculos XVII e XVIII a formulação em termos educacionais das atividades que, posteriormente, vieram a compor aquilo que se convencionou chamar de Educação física. Para que esta localização fosse possível analisei, além dos contextos em que diversos autores se utilizaram dela, a educação física como componente de um projeto pedagógico, os conteúdos e os seus objetos de estudo. A expressão "educação física", especialmente no século XVIII é produto do pensamento pedagógico, o que me levou a analisar a relação da educação com a educação física. Esta relação, após análise, mostra-se como um longo caminho que ainda deverá ser percorrido, tanto pela educação como pela educação física. O movimento humano foi aqui tomado como objeto de estudo e de aplicação da educação física, razão porque procurei analisá-lo com o objetivo de compreender a sua natureza. Esta análise indicou que ele envolve uma tripla dimensão: o movimento absoluto da corporalidade, o movimento do repouso relativo do universo simbólica e material humano, e o movimento compartilhado entre as corporalidades e destas com a natureza. Estas várias dimensões nada mais são do que o modo de existência da corporalidade, sendo esta produto da interrelação da herança biológica com a herança cultural. A partir das reflexões sobre a natureza do movimento humano, procurei trazer mais uma contribuição para a reflexão sobre o jogo, enquanto produto humano; sobre o objeto de estudo da educação física e um exercício sobre conteúdos e sobre metodologia de ensino da educação física

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