Resumo
Este estudo objetivou caracterizar o atual quadro da Educação Física na Educação Infantil; analisar as propostas de Educação Física para a Educação Infantil e realizar uma análise comparativa das propostas encontradas nas capitais integrantes da amostra. O estudo tinha as seguintes questões a serem investiga das: Qual o atual quadro da Educação Física Escolar Infantil nas Secretarias Municipais pertencentes a amostra do estudo? Qual o conteúdo de Educação Física na Educação Infantil das propostas encaminhadas pelas Secretarias Municipais pertencentes a amostra do estudo? As propostas Educação Física na Educação Infantil, existentes nas Secretarias Municipais, foram elaboradas embasadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil e em estudos científicos a partir de autores nacionais e estrangeiros? A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória descritiva, do tipo pesquisa documental, bem como estudo comparativo com análise qualitativa. A amostra do estudo foi composta pelas Secretarias Municipais de Educação das cidades de Belém-PA, Macapá- AP, Palmas-TO e Rio Branco-AC. As coletas de dados foram feitas via correio, correspondência registrada via sedex, por meio de uma carta. Como principais resultados identifiquei que não existe proposta de Educação Física Infantil em todas as secretarias pertencentes a amostra do studo, e as que possuem o conteúdo nem sempre é claro e objetivo. E o embasamento para a construção das propostas não é pautado no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, bem como em autores nacionais e estrangeiros de referência para tal fim. Com isso fica evidente, que há necessidade, do desenvolvimento de pesquisas de forma permanente, com características longitudinais, sobre as crianças de zero a seis anos de idade em todas as capitais estudadas, pois nenhuma fez referência a esta prática, para que possamos criar uma sólida base teórica visando a construção de propostas educacionais em Educação Física, para a Educação Infantil, adequadas a cada realidade