Resumo

Por me io de uma pe s q u i s a q u a l i t at iva com re c u rso da obs e rva ç ão
participante, este estudo foi realizado tendo por objetivo compreender o
universo infantil nos momentos das brincadeiras simbólicas. Para que a
reflexão pudesse ser verdadeira, a recolha das vozes das crianças e análise
de fotos foi fundamental. Assim sendo, utilizei-me de um diário de campo
e busquei captar a perspectiva desses atores sociais nas brincadeiras e
enredos imag inat ivos, du rant e a rot ina da c re che Ja rdim At l ânt i co
pertencente a Rede Municipal de Florianópolis. A partir da análise dos
dados coletados, foi possível verificar um espaço de confrontos que, visto
de forma positiva, revelaram o convívio com as diferenças, em que as
crianças construíam e produziam os seus saberes, estabelecendo múltiplas
relações, expressando-se intensamente, sendo capazes de reproduzirem,
reelaborarem e inventarem novas brincadeiras com novos significados.
Acredito que a reflexão sugerida neste estudo possa favorecer e contribuir
nas discussões que se encaminham para a consolidação de uma pedagogia
da educação infantil no sentido de abrir novos caminhos para a construção
da pedagogia da infância e que respeite e assegure os direitos das crianças.

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