Resumo

A educação física escolar é uma disciplina que possui características peculiares e o esporte é um conteúdo de ensino, indissociável à oportunidade de aprender a competir. O presente estudo teve o objetivo de desenvolver uma Sequência Didática para o ensino dos esportes, organizando as modalidades pela lógica interna e prevendo a realização de uma competição pedagógica em uma escola do campo. Durante a pesquisa, buscou-se analisar as concepções e representações dos estudantes acerca do esporte e das competições pedagógicas, avaliando se o desenvolvimento da Sequência Didática e da competição proposta proporcionou aprendizagens significativas aos estudantes. A pedagogia do esporte tem investigado e ampliado as possibilidades de compreensão do fenômeno esportivo e colaborado com metodologias atuais, que visam aumentar os conhecimentos direcionados às intervenções pedagógicas nos processos de ensino aprendizagem das práticas esportivas. Para compreender e aprofundar no tema central da pesquisa, buscou-se a contribuição de diversos autores que entendem a competição no âmbito escolar como uma perspectiva de desenvolvimento integral, ou seja, uma competição pedagógica e acreditam na ressignificação da competição escolar como um conteúdo a ser ensinado aos alunos. Para coleta de dados foram realizadas observações participantes, com registros em diário de campo, da sequência pedagógica, bem como, do evento; e Grupos focais, realizados antes e depois da sequência das aulas e da competição. Como resultado principal, observou-se grandes mudanças em comparação a realização de eventos e ao ensino dos esportes nos anos anteriores. Foi evidenciado que o processo pedagógico baseado numa competição pedagógica impactou de forma evidente o comportamento individual e coletivo.

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