Educação Física no Ensino Fundamental II - Novas Práticas Pedagógicas: Uma Experiência no Contexto Pibid/uneb – Alagoinhas/ba
Por Adinezia Pereira Cristo (Autor), Taise Santos Santos (Autor), Diane Caroline Cardoso Fereira (Autor), Lorena Silva Santos (Autor), Joice Souza Jesus (Autor), Viviane Rocha Viana (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) concebido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tendo como objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula os estudantes das Universidades Públicas com as escolas da Educação Básica. Neste discutimos a inserção de novas práticas pedagógicas nas aulas de educação física, partindo da compreensão que em muitas escolas as mesmas estão associadas ao tecnicismo e voltadas geralmente para o esporte, enfatizando as quatro modalidades mais comuns: futebol, voleibol, basquetebol e handebol. A partir da concepção que a educação física possui outras dimensões a serem trabalhadas, o Subprojeto PIBID/UNEB/Educação Física tem como objetivo aproximar os estudantes – Bolsista de ID - da realidade de duas escolas da rede pública de Alagoinhas-Ba. Partindo dessa realidade, foi elaborado um plano de curso que aborda os elementos da cultura corporal. Esse processo é fundamentado na Pedagogia Histórico-Critica, tendo como base teórica Dermeval Saviani e João Luiz Gasparin.Esta produção torna-se importante, pois promove uma melhoria na realidade da escola publica, contribui de maneira significativa na formação dos discentes, além de legitimar a educação física enquanto componente curricular.