Resumo

Este relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) concebido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tendo como objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula os estudantes das Universidades Públicas com as escolas da Educação Básica. Neste discutimos a inserção de novas práticas pedagógicas nas aulas de educação física, partindo da compreensão que em muitas escolas as mesmas estão associadas ao tecnicismo e voltadas geralmente para o esporte, enfatizando as quatro modalidades mais comuns: futebol, voleibol, basquetebol e handebol. A partir da concepção que a educação física possui outras dimensões a serem trabalhadas, o Subprojeto PIBID/UNEB/Educação Física tem como objetivo aproximar os estudantes – Bolsista de ID - da realidade de duas escolas da rede pública de Alagoinhas-Ba. Partindo dessa realidade, foi elaborado um plano de curso que aborda os elementos da cultura corporal. Esse processo é fundamentado na Pedagogia Histórico-Critica, tendo como base teórica Dermeval Saviani e João Luiz Gasparin.Esta produção torna-se importante, pois promove uma melhoria na realidade da escola publica, contribui de maneira significativa na formação dos discentes, além de legitimar a educação física enquanto componente curricular.

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