Educação Física no Ensino Fundamental e Médio: a Sistematização dos Conteúdos na Perspectiva de Docentes Universitários Sistematização dos Conteúdos da Educação Física
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Aline Di Thomazzo (Autor), Ana Cristina Bonfá (Autor), André Minuzzo de Barros (Autor), Carolina Strausser de Sá (Autor), Gisely Rodrigues Brouco (Autor), Heitor Rodrigues (Autor), Janaina Demarchi Terra (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Luis Fernando Rosário (Autor), Osmar Souza Juni (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 1, 2007.
Resumo
Considerando que a producao teorica da Educacao Fisica ainda nao apresenta subsidios para a sistematizacao efetiva de seus conteudos a preocupacao do presente trabalho foi verificar qual a concepcao de alguns docentes do Ensino Superior sobre a sistematizacao destes conteudos no Ensino Fundamental e Medio. Para atingir tal objetivo foram enviados questionarios a professores das modalidades futebol, basquetebol, voleibol, handebol, esportes aquaticos, esportes de aventura, ginastica, danca, praticas corporais alternativas, jogos e brincadeiras e capoeira. Os resultados indicam que grande parte dos professores tem dificuldade para pensar a sistematizacao de conteudos. Verificou-se que a maioria indica uma sistematizacao baseada principalmente nos conteudos procedimentais. Nao obstante, alguns dos professores apontam tambem os conteudos conceituais relativos ao ensino do historico e regras das modalidades e os atitudinais ligados ao desenvolvimento de valores.