Resumo

Objetivos:
Analisar o desenvolvimento das atividades de ensino; verificar que metodologias são utilizadas; conhecer as dificuldades nesse nível de ensino; verificar em que concepção de ensino o professor ministra suas aulas.

Métodos e resultados:
Pesquisa de natureza qualitativa descritiva com amostragem de 18 professores de ambos os sexos que lecionam nas escolas estadual e Federal em Palmeira dos Índios. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semi estruturada. As atividades de ensino são preferencialmente desenvolvidas sob a forma de atividades práticas (70% dos entrevistados), o conhecimento dos esportes é o grande enfoque de ensino. 30% dos professores indicam que além das atividades praticas a teoria é enfatizada, considerando as informações sobre saúde e estética corporal como assuntos de interesse deste seguimento do ensino. A metodologia de ensino mais utilizada é o método tradicional, baseia-se no estilo comando (60%), para os demais (40%) o método de resolução de problemas é o mais adequado. Para 100% dos professores, as principais dificuldades encontradas referem-se à falta de material e de local adequados, o não seqüenciamento (planejamento) dos conteúdos de ensino.

Conclusão:
Diante das análises podemos afirmar que os professores estão preocupados com a não organização dos conteúdos a serem ensinados e que precisam estabelecer um currículo mínimo por série de ensino. Apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, o professor de Educação Física mostra-se motivado e sente-se capaz de fazer com que suas aulas sejam relevantes neste nível de ensino.