Educação Física e Ensino Noturno em Dez Anos de Enfefe
Por Vinícius da Silva Gama (Autor), Bruno Pinto de Souza (Autor), Roberto Martins Costa (Autor), Renato Sarti dos Santos (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A Educação Física, definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, como componente curricular obrigatório na educação básica, tem experimentado um crescimento no raio de atuação nas diferentes etapas escolares (educação infantil, ensino fundamental e médio). É no ensino noturno que a disciplina vem alcançando um atendimento inédito, ampliando a sua presença na formação discente (OLIVEIRA E LISBOA, 2000). Os referidos autores descrevem um panorama preocupante em relação à educação física noturna, com concepções dos docentes pautadas na recreação, lazer e exercícios compensatórios. A legislação educacional brasileira (LDB 9394/06) coloca, em seu texto original, a disciplina em voga como facultativa no ensino noturno, sendo revogado sete anos depois, estabelecendo a educação física como componente obrigatório no terceiro turno, onde a prática passava a ser facultada. Assim, a especificidade dos alunos e da dinâmica do trabalho pedagógico tem levado a disciplina a refletir sobre seu lugar na formação do aluno do ensino noturno, levantando questões metodológicas, como é demonstrado no estudo de Oliveira (2000), que trabalha na construção e aplicação de uma abordagem de educação física no ensino noturno pautado na construção de conhecimento e participação discente. Logo, neste cenário de novos espaços a serem explorados, como anda o debate na área da educação física sobre o ensino noturno?
O presente estudo partiu da necessidade do subprojeto Autonomia, Educação Física e Conhecimento, projeto que compõe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFRJ, de uma leitura mais detalhada com a temática do ensino noturno. Desafiado a atuar no ensino noturno, o grupo de trabalho apontou a relevância de analisar o cenário das pesquisas sobre a educação física no ensino noturno, a partir das publicações teóricas da área.