Resumo

O estudo realizado teve, por objetivo, investigar e levantar dados sobre a prática pedagógica, expressa pelo Professor de Educação Física que possa espelhar suas idéias e atitudes, em relação ao esporte, na Escola de 1º e 2º graus. Como instrumento, utilizamos fichas de observação e questionário, recorrendo à metodologia denominada análise de conteúdo, para codificação e exploração dos dados. A análise das observações permitiu a organização de duas grandes categorias: a primeira, dos conteúdos transmitidos e, a segunda, da relação Professor-aluno quanto à transmissão desses conteúdos, divididas em 10 subcategorias. Os resultados obtidos revelaram que o Professor de Educação Física vem utilizando-se do esporte na escola, como fim em si mesmo e, não como um meio da Educação Física. Evidenciamos também que trabalha de maneira diretiva, age de forma impositiva, sem justificar a razão de sua ação, reproduzindo conteúdos pré estabelecidos, sem explorá-los ou modificá-los de acordo com as necessidades do grupo. Esta realidade aponta a necessidade de um Professor mais reflexivo e crítico, que analise a Educação Física, dentro das expectativas de busca, de uma nova identidade. Mudar o enfoque tecnicista, sem supervalorizar o esporte, mas sem desvalorizá-lo como prática, lançando mão de estratégias que possam integrá-lo numa proposta educativa mais abrangente, que leve, em conta, o sujeito como um todo, de forma ativo-reflexiva, podendo até culminar com uma opção pelo esporte, sem necessariamente elitizar ou tirar a oportunidade daqueles que não tenham qualidades físicas evidentes. Isto poderia ser, sem dúvida, a contribuição, para uma prática verdadeiramente transformadora, capaz de formar indivíduos críticos, criativos e com mais iniciativa.

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