Editora Sprint. Brasil 2003. 189 páginas.

Sobre

O jogo na educação física escolar - jogo de exercício, jogo simbólico, jogo de construção, jogo de regras, Vygotsky e o jogo, o jogo educacional, meninos x meninas: uma questão de gênero, escolhendo uma nova forma para jogar (onde todos possam “venser”), sugestões de atividades cooperativas na escola, evolução do brincar, observando o jogo, o que registrar durante o jogo?, como criar um novo jogo? esporte sem discriminação Futebol, Basquetebol, Voleibol, Handebol, a Educação Física e a Dança, Educação Física para todos, a origem da capoeira, modelo atual de Educação Física, Educação Física e as outras áreas do conhecimento: pontos em comum - exemplo de trabalho interdisciplinar, também os temas transversais são abordados, criatividade: fábrica de materiais, sugestões de materiais, cultura popular, avaliação: professor ou aluno? - a avaliação nas diversas abordagens de ensino-aprendizagem, instrumentos de avaliação, preparando uma aula, disponibilidade corporal? - como coordenar uma atividade?, habilidades que o facilitador deve ter, educação física inclusiva? - Educação Física inclusiva: o que fazer? por onde ir?, alguns procedimentos que o professor deve tomar, como tratar com um portador de necessidades especiais, como proceder com cada tipo de necessidade especial, Educação Física e alfabetização - habilidades necessárias, alguns exemplos.