Resumo
Este estudo é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e tem como objeto a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental. Por se mostrar uma temática bastante recorrente no cotidiano da escola, o esporte, carrega consigo questionamentos a respeito da sua abordagem, portanto a presente pesquisa teve como objetivo investigar sobre qual perspectiva este conteúdo é concebido dentro do ambiente escolar. A fim de tentar identificar e responder tais questionamentos, este estudo se fundamentou nos método qualitativo e dialético fazendo uma análise sistemática dos fenômenos educacional e esportivo que se encontram em constante mobilidade. Utilizou-se como instrumentos investigativos as análises dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e das entrevistas realizadas com os professores regentes das respectivas unidades escolares pertencentes à CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) da Região Administrativa de Samambaia no Distrito Federal, além de uma pesquisa exploratória que contemplou um recorte dos estudos relacionados ao esporte educacional e escolar na última década. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada a partir de uma perspectiva crítica da Educação e da Educação Física, já que o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos teóricos uma teoria fundamentada a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Após a investigação e análise dos dados, constatou-se que o esporte, a partir das apreciações das entrevistas e dos PPPs, se distanciou de uma abordagem esportivista, seletiva e excludente, como nos moldes do esporte de alto rendimento. Talvez ainda não esteja sendo abordado de forma crítica, se relacionando, de fato, com as abordagens críticas da Educação Física, contudo se mostraram mais democráticas e inclusivas. Notou-se, a partir das análises dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, certo descaso com a Educação Física e com o esporte, que possivelmente tenha se efetivado pelo fato do professor específico da área ter ficado à margem do processo de elaboração do projeto. Verificou-se ainda, que os docentes parecem necessitar de maior aproximação e familiarização acerca do Currículo em Movimento da SEEDF.