Educação Física Escolar, a Dança e o Ballet Clássico: Possíveis Interlocuções à Luz das Relações de Gênero
Por Erik Giuseppe Barbosa Pereira (Autor), Ronaldo da Silva Junior (Autor), Victoria Sanches Cunha Leite de Morais (Autor), Lais Bernardes Monteiro (Autor), Rafael Marques Garcia (Autor).
Resumo
Este trabalho consiste de um ensaio reflexivo, desenvolvido a partir das discussões de graduandos/as em Educação Física e Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante o curso da disciplina de Gênero e Sexualidades na Educação Física e Esportes. Neste trabalho, tivemos por objetivo apresentar a experiência partilhada da autoria do texto no que se refere a um bloco de conteúdo da disciplina, que versava sobre Educação Física, práticas corporais e cultura popular, não sendo as únicas temáticas debatidas, no entanto, para este trabalho, restringimo-nos a apenas esta unidade para análise. As demais, acreditamos serem melhores outras problematizações em futuros momentos. Para tanto, todos os 30 encontros, de 2 horas cada, e seus eventuais acontecimentos foram registrados em um diário de campo, posteriormente lidos, relidos e destacados conforme as aparições mais significantes, possibilitando assim a formulação de duas grandes unidades de análise: 1- Gênero, Sexualidades e Educação Física escolar; e 2- A Dança e o Ballet Clássico. Diante desses apontamentos, pudemos inferir o quão as relações de gênero com base em preceitos patriarcais e machistas encontram-se circunscritas nos campos analisados e se estendem para outras camadas socioculturais. Problematizar esses processos irrompe como demanda urgente no que tange à construção de uma sociedade mais democrática e igualitária para pessoas, não reclusa apenas ao binarismo de gênero e a preceitos engessados que permeiam os campos em questão.
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