Educação Física Escolar e as Três Dimensões do Conteúdo: Tematizando as Danças na Escola Pública
Resumo
Esse estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as danças. Realizado durante o 1° semestre de 2013, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas danças (Forró, Catira, Frevo, Axé, Funk, Carimbó e Chula) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais características e as regiões do país que essas danças são mais realizadas. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo a diversidade cultural das danças no Brasil, problematizando no debate questões de gênero, etnias e opção sexual. Após o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, os alunos construíram uma visão diferenciada das danças realizadas, compreenderam a história, as características e diversidade de danças e culturas existentes no país e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.