Educação Física Escolar: Aula Mista ou Separada Por Sexo?
Por Milena de Oliveira Russoni (Autor), Valéria Nascimento (Autor), Fátima Gomes Silva (Autor), Young Guimarães Rodrigues (Autor).
Resumo
O presente estudo se propõe a obter opiniões de alunos e professores de Educação Física do ensino fundamental a respeito da organização mista ou separada por sexo das aulas práticas, além de analisar o relacionamento entre meninos e meninas durante as aulas e as possíveis intervenções do (a) professor (a). Participam da pesquisa um membro da direção escolar, um (a) professor (a) de Educação Física e dez alunos por turma do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, o que corresponde à 7ª. e 8ª séries, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino de várias escolas do Ensino Fundamental do município de Seropédica – RJ. A investigação está se desenvolvendo através de um estudo de levantamento, utilizando um roteiro de entrevista, cujas respostas estão sendo analisadas através da análise de conteúdo (FRANCO, 2003).