Editora Lucerna. Brasil 2005. 136 páginas.

Sobre

Esta obra é fruto da pesquisa feita por um grupo que se dedica a desvendar os caminhos e as práticas da Educação Física Escolar. No primeiro capítulo, se estabelece um paralelo histórico entre as marcas do passado da Educação Física Escolar e suas implicações no contexto atual; e nos outros três capítulos se apresenta a Educação Física Escolar como uma disciplina que possui uma coluna vertebral em toda a extensão do Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). A Educação Física na escola é importante para a apreensão das normas e regras que servem de base para o convívio em grupo? É o que procura responder Educaçao Física Escolar - do Berçário ao Ensino Médio. Tendo como ponto de partida os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), um grupo de mestres e doutores da FEF/UNICAMP, envolvidos com os estudos teóricos e práticos da Educação Física, desenvolveu o trabalho reunido neste livro por Jorge Sergio Pérez Gallardo. São quatro capítulos que organizam a educação física escolar usando como referencial os princípios da formação humana. O trabalho começa por estabelecer um paralelo histórico entre as marcas do passado da educação física e suas implicações no contexto atual. Os três capítulos seguintes se encarregam de apresentar o fio que conduz a disciplina desde o pré-escolar (capítulo 2), passando pelo ensino fundamental (cap. 3) até o ensino médio (cap. 4). A cada capítulo são apresentados os referenciais teóricos e sociais, seguidos de propostas de exercícios a serem executados O resultado, é uma proposta pedagógica que apresenta a educação física como uma disciplina com um eixo próprio e diferenciado para cada ciclo escolar, visando a capacitar o aluno para o convívio social.

Sumário

Arquivo