Educação Física escolar brasileira: conteúdos da prática pedagógica na Rede Federal de ensino
Por Franciane Maria Araldi (Autor), Alessandra Catarina Martins (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Alexandra Folle (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Os conteúdos curriculares são definidos como um conjunto de conhecimentos pedagogicamente organizado que se relacionam com a cultura do estudante e devem incluir elementos da rotina diária, para que se tornem significativos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira foi apresentada com o intuito de implementar um modelo curricular para as áreas de conhecimento da educação básica, dividindo os conteúdos da Educação Física escolar em seis unidades temáticas (brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças; lutas; e práticas corporais de aventura). Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar os conteúdos priorizados, no ensino fundamental, pelos professores de Educação Física da rede federal de ensino, da cidade de Florianópolis (SC, Brasil). Participaram do estudo sete professores. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas e a análise dos dados pelo software NVivo. As unidades temáticas trabalhadas pelos professores englobam os esportes de invasão (rugby, basquetebol, handebol, futebol), de rede/quadra dividida ou parede de rebote (de raquete, voleibol), de marca (atletismo) e de combate (karatê). São ensinados os conteúdos de dança, como maracatú e circulares, de ginástica geral, de conscientização corporal (conhecimento do corpo e yoga) e de condicionamento físico (saúde e qualidade de vida), de lutas, em geral, e do Brasil (capoeira), e de práticas corporais de aventura realizadas na terra (trekking, parkour, corrida de orientação). Os professores destacam que trabalham jogos e brincadeiras, como os jogos pré-desportivos (queimada, frisbee e dodgeball), da cultura indígena, da cultura africana, jogo popular e de tabuleiro, além dos brinquedos cantados. As informações obtidas revelaram questões pertinentes sobre as temáticas, evidenciando uma diversidade de conteúdos, distribuídos ao longo dos anos escolares, sem a ênfase ou quase exclusividade tradicionalmente visualizada nas escolas brasileiras, atrelada aos esportes coletivos. A importância da diversificação de conteúdos na disciplina relaciona-se ao fato de proporcionar maior aprendizagem e vivência aos estudantes. Conclui-se que os conteúdos previstos para a Educação Física escolar são implementados pelos professores da rede federal, que não limitam os conteúdos a suas preferências pessoais ou as dos estudantes, possibilitando experiências e explorações das diversas práticas corporais, seguindo em sua proposta curricular o que é previsto na BNCC.