Resumo

Os conteúdos curriculares são definidos como um conjunto de conhecimentos pedagogicamente organizado que se relacionam com a cultura do estudante e devem incluir elementos da rotina diária, para que se tornem significativos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira foi apresentada com o intuito de implementar um modelo curricular para as áreas de conhecimento da educação básica, dividindo os conteúdos da Educação Física escolar em seis unidades temáticas (brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças; lutas; e práticas corporais de aventura). Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar os conteúdos priorizados, no ensino fundamental, pelos professores de Educação Física da rede federal de ensino, da cidade de Florianópolis (SC, Brasil). Participaram do estudo sete professores. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas e a análise dos dados pelo software NVivo. As unidades temáticas trabalhadas pelos professores englobam os esportes de invasão (rugby, basquetebol, handebol, futebol), de rede/quadra dividida ou parede de rebote (de raquete, voleibol), de marca (atletismo) e de combate (karatê). São ensinados os conteúdos de dança, como maracatú e circulares, de ginástica geral, de conscientização corporal (conhecimento do corpo e yoga) e de condicionamento físico (saúde e qualidade de vida), de lutas, em geral, e do Brasil (capoeira), e de práticas corporais de aventura realizadas na terra (trekking, parkour, corrida de orientação). Os professores destacam que trabalham jogos e brincadeiras, como os jogos pré-desportivos (queimada, frisbee e dodgeball), da cultura indígena, da cultura africana, jogo popular e de tabuleiro, além dos brinquedos cantados. As informações obtidas revelaram questões pertinentes sobre as temáticas, evidenciando uma diversidade de conteúdos, distribuídos ao longo dos anos escolares, sem a ênfase ou quase exclusividade tradicionalmente visualizada nas escolas brasileiras, atrelada aos esportes coletivos. A importância da diversificação de conteúdos na disciplina relaciona-se ao fato de proporcionar maior aprendizagem e vivência aos estudantes. Conclui-se que os conteúdos previstos para a Educação Física escolar são implementados pelos professores da rede federal, que não limitam os conteúdos a suas preferências pessoais ou as dos estudantes, possibilitando experiências e explorações das diversas práticas corporais, seguindo em sua proposta curricular o que é previsto na BNCC.

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