Educação Física Escolar Como Ferramenta de Prevenção da Obesidade em Crianças de 6 a 11 Anos: Uma Revisão de Literatura
Por Jaqueline Escarabelo (Autor), Leomar Dias Boddenberg (Autor), Sandy da Silva de Souza Costa (Autor).
Resumo
O número de crianças obesas está aumentando de forma absurda em nosso país. Esses índices estão colocando em alerta a (OMS) Organização Mundial de Saúde, para a prevenção da obesidade que é visto como uma contaminação em massa. A obesidade infantil é um problema atual com várias implicações na vida da pessoa humana. Uma criança com obesidade tem maior probabilidade de vir a desenvolver patologias na sua vida futura, que lhe dificultarão tanto a vida pessoal como social. Objetivo: Tem como objetivo avaliar os benefícios da atividade física como ferramenta na prevenção da obesidade infantil. Metodologia: A metodologia foi baseada em estudo bibliográfico, através de artigos científicos e livro sobre obesidade infantil, publicados nos bancos de dados. É uma de abordagem qualitativa e no primeiro momento recorrermos à pesquisa Bibliográfica buscando compreender como a Educação Física Escola pode ser utilizada como ferramenta para a prevenção da obesidade nas séries iniciais com crianças 6 a 11 anos. Resultados: Obteve-se resultado referente à educação física escolar como ferramenta de prevenção e combate a obesidade em crianças. A educação física ao longo da vida escolar das crianças tem um papel fundamental na formação do aluno, sendo ele o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo na concepção corporal. Conclusão: Por fim, a importância do profissional de educação física, na educação infantil, tão importante para a formação da criança. Por fim ficou evidente que as aulas de educação física escolar, é uma ferramenta indispensável na prevenção e no combate a educação física escolar, podem ser muito bem trabalhadas aliada a teoria e pratica tornando um habito na vida do educando.