Educação física escolar: conceitos teóricos a partir de personagens de história em quadrinhos
Por Ielson José dos Santos (Autor), Marta Baggio Bippus (Autor), Fernanda Jardim Maia (Autor), Carita Pelição (Autor), Afonso Antonio Machado (Autor).
Resumo
Este artigo apresenta a análise de uma experiência exitosa publicada relacionando-a com outras propostas constantes nas bases de dados pesquisadas sobre o uso de histórias em quadrinhos na apresentação de conteúdos da disciplina de Educação Física. Trata-se de um trabalho desenvolvido por um professor de Educação Física em uma escola localizada no Vale do Paraíba/SP. O docente criou personagens típicos de história em quadrinhos para abordar conteúdos teóricos das modalidades esportivas para alunos do Ensino Fundamental II, durante os anos de pandemia da Covid-19. O objetivo do trabalho analisado foi o de apresentar uma prática pedagógica de sucesso na inserção do conteúdo teórico da disciplina de Educação Física de forma mais atrativa para os jovens durante o período pandêmico, tendo como suporte o uso dos Recursos Educacionais Digitais (RED’s), uma vez que a Educação Física não seria realizada de forma presencial.