Educação Física Escolar Contextualizada e Dialógica: Um Percurso Histórico em Busca das Primeiras Evidências Antes dos Anos de 1980
Por Raphaell Moreira Martins (Autor), Maria Eleni Henrique da Silva (Autor).
Resumo
A contextualização e a dialogicidade são princípios pedagógicos explorados por várias áreas da Educação. O objetivo que move esse estudo é identificar o tratamento da contextualização e da dialogicidade nas tendências pedagógicas: higienista, militarista, esportivista e psicomotora da Educação Física Escolar. O estudo foi uma pesquisa bibliográfica. As categorias definidas a partir da leitura e estudo dos autores sobre as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar foram às seguintes: 1 – Educação Física Higienista; 2 – Educação Física Militarista; 3 – Educação Física Esportivista; 4 – Educação Física Psicomotora. Em termos práticos, pode-se afirmar que as relações constituídas entre professor e estudante estavam predispostas a superar a exclusividade do saber-fazer. Tanto para o diálogo como para a contextualização do ensino que se defende para a Educação Física nesse estudo, a tendência Psicomotora foi a que mais se aproximou.