Resumo

A Educação Física na infância é fundamental para a socialização e aprendizagem dos alunos num contexto escolar. Hoje, muitas crianças têm dificuldade em socializar entre elas, nos jogos não aceitam as regras em muitas vezes a frustração é algo bem presente quando jogam ou brincam gerando na maioria das vezes discussões e falta de respeito onde é necessária a intervenção para uma reflexão. Será que jogos e brincadeiras focados em uma perspectiva da aprendizagem social e emocional contribuem numa mudança comportamental? Nesse sentido, na presente pesquisa objetivou-se investigar e analisar o quanto jogos e brincadeiras, fundamentados na perspectiva da aprendizagem social e emocional, contribuíram para uma mudança comportamental de alunos de nove e dez anos, totalizando 29 crianças, de duas turmas de 5.º anos do Ensino Fundamental do período matutino. Para tanto, realizouse revisão da literatura conforme Bardin (1977) abordando-se: a) Corpo e seus sentidos; b) o corpo e seus sentidos a partir dos jogos e brincadeiras: respeito, cooperação e empatia- primeiras intervenções e c) o corpo e seus sentidos a partir dos jogos e brincadeiras: respeito, cooperação e empatia-segundas intervenções. Trata-se de uma investigação qualitativa e os instrumentos para coleta de dados com os alunos de uma escola municipal do interior paulista foram desenhos e entrevistas semiestruturadas com os alunos e diários de campo construído pela professora /pesquisadora durante os encontros das aulas. Por intermédio do método de análise de conteúdo foram evidenciadas as seguintes categorias: a) protagonismo juvenil; b) mudança de comportamento; c) repensando a inclusão; d) roda de conversa; e) emoções. Após as análises, ainda constatamos lacunas em relação ao olhar dos alunos sobre o conceito de corpo. Portanto, elaboramos mais uma intervenção focada no corpo, nas suas vivências e nas histórias de vida. Concluímos a necessidade de um trabalho escolar coletivo, bem como, de ações educativas com os familiares. Buscando compreender a educação do corpo na perspectiva interdisciplinar de ensino, especialmente enfatizando os princípios e as diretrizes da aprendizagem socioemocional, investigando as situações de forma que as crianças aprendam a lidar com as próprias emoções e as do outro assertivamente. Como produto educacional apresentamos um vídeo documentário “Brincar, se emocionar e aprender” para, posteriormente, disponibilizá-lo à comunidade em geral

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