Educação Física Escolar, Corpo e Saúde Problematizações a Partir das Ciências Humanas
Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como que os docentes de Educação Física estão problematizando temas relacionados com o corpo e a saúde além dos determinantes biológicos. Foram analisados 18 relatos de experiências educativas, publicados entre os anos 2009 e 2019, em um periódico científico e 10 livros. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural. Esses docentes organizaram práticas político-pedagógicas debatendo e refletindo com os estudantes sobre temas como padrão de beleza, conceitos ampliados de saúde e qualidade de vida, a diversidade cultural nos corpos dos sujeitos, as representações que crianças, idosos, adultos, adolescentes e pessoas com deficiência produzem ao vivenciar as práticas corporais e os discursos naturalizados que apenas alguns corpos podem participar de determinadas manifestações da cultura corporal. Concluímos que as Ciências Humanas remodelaram a problematização sobre temas relacionados com o corpo e a saúde nas aulas de Educação Física.
Referências
AGUIAR, Camila dos Anjos; NEIRA, Marcos Garcia. O ensino da edu¬cação física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
ANDRADE, Sandra dos Santos. Mídia impressa e educação dos corpos femininos. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ARAÚJO, Mauren Lúcia Bra¬ga. A saúde de quem? Uma etnografia crítica sobre a saúde na educação física do ensino médio de uma escola pública de Uruguaiana-RS. 2020. 162f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2020.
ARAÚJO, Mauren Lúcia Bra¬ga e colaboradores. Educação física esco¬lar e saúde: um contrato sólido em tempos líquidos. In: BORO¬WSKI, Eduardo Batista Von; ME¬DEIROS, Tiago Nunes; BOSSLE, Fabiano (Orgs). Por uma perspectiva crítica na educação física es-colar: ensaiando possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2020.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Caderno Cedes, ano XIX, n. 58, p. 69-88, 1999.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Viabilidade do trabalho com a temática saúde em aulas de Educação Física. Caderno de educação física e esporte, v. 10, n. 18, p. 11-20, 2011.
BONETTO, Pedro Xavier Russo. A perspectiva cultural da educação física e a temática da saúde. Temas em educação física escolar, v. 5, n. 2, p. 28-43, 2020.
BONETTO, Pedro Xavier Russo; AGUIAR, Camila dos Anjos. Skate no pé, skate no dedo e skate no controle: o currículo cultural em ação. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. LIMA, Maria Emilia (Orgs.). Educação física e culturas: ensaios sobre a prática – volume 2. São Paulo: FEUSP, 2014.
CARVALHO, Yara Maria. Entre o biológico e o social: tensões no debate teórico acerca da saúde na educação física. Motrivivência, ano XVII, n. 24, p. 97-105, 2005.
CARVALHO, Yara Maria; GOMES, Ivan Marcelo; FRAGA, Alex Branco. Educação física + ciências humanas + saúde. In: STIGGER, Marco Paulo (Org.). Educação física + humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e pesquisa sociocultural. In: STIGGER, Marco Paulo (Org.). Educação física + humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
DEVIDE, Fabiano Pires. Educação física e saúde: em busca de uma reorientação para a sua práxis. Movimento, ano III, n. 5, p. 44-55, 1996.
FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras. Linguagem em (Dis)curso, v. 17, n. 1, p. 67-87, 2017.
FILGUEIRAS, Isabel Porto; PACHECO, Mauro Storani. Educação Física integrada à área de linguagens: inovações na prática pedagógica do Ensino Médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba, PR: CRV, 2017.
FRAGA, Alex Branco. A boa forma de João e o estilo de vida de Fernanda. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FUJIMURA, Paulo Roberto Koji; MORAIS, Milena Pedro; RODRIGUES, Graciele Massoli. Educação física escolar: contribuições de ações educativas para uma formação cidadã. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, PR: CRV, 2017.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ISSE, Silvane Fensterseifer. Aula de educação física não é lugar de estudar o corpo!? Movimento, v. 17, n. 2, p. 225-237, 2011.
LEITZKE, Angélica Teixeira; RIGO, Luiz Carlos. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no Instagram. Movimento, v. 26, e26062, 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar, linguagens e saúde: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre o corpo e as práticas corporais no ensino médio. Revista brasileira de educação física escolar, ano VI, v. 3, p. 136-161, 2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. A vida nas escolas e a prática político-pedagógica da Educação Física em uma perspectiva progressista. In: ROCHA, Leandro Oliveira; COELHO, Márcio Cardoso; ARAÚJO, Samuel Nascimento (Orgs.). Educação física escolar crítica: experiências em diálogo. Curitiba, PR: CRV, 2021.
MALDONADO, Daniel Teixeira; TONACIO, Larissa Vicente; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física escolar e saúde: relatando uma experiência pedagógica no ensino médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira (Orgs.). Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba, PR: CRV, 2018.
MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Educação física escolar no ensino médio: a musculação em evidência. Revista brasileira de educação física escolar, ano 3, v. 1, p. 114-125, 2018.
MANTOVANI, Thiago Villa Lobos. Prática pedagógica da educação física em uma escola da rede particular: a influência dos padrões de beleza na sociedade e suas reflexões nas práticas corporais de movimento. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira (Orgs.). Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba, PR: CRV, 2018a. p. 213-228.
______. Prática pedagógica nas aulas de educação física em uma escola particular: reflexões sobre a saúde e a qualidade de vida. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira (Orgs.). Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba, PR: CRV, 2018b. p. 173-184.
MANTOVANI, Thiago Villa Lobos; MALDONADO, Daniel Teixeira. FREIRE, Elisabete dos Santos. A relação entre saúde e educação física escolar: uma revisão integrativa. Movimento, v. 27, e-27008, 2021.
MANTOVANI, Thiago Villa Lobos e colaboradores. Determinantes sociais da saúde como prática pedagógica na educação física escolar: relato de uma experiência no Ensino Médio. Revista brasileira de educação física escolar, ano VI, v. 3, p. 120-135, 2021.
MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus Martins; SANTOS, Ivan Luis. Ginásticas: saúde e lazer x competição. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. LIMA, Maria Emilia (Orgs.). Educação física e culturas: ensaios sobre a prática – volume 2. São Paulo: FEUSP, 2014.
MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós críticas ou sobre como fazemos as nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Mazza Edições, 2014.
MÜLLER, Arthur. A contribuição da ginástica para a (des)construção da identidade juvenil. In: NEIRA, Marcos Garcia (Org.). Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.
NASCIMENTO, Aline Santos; FLORENTIN, Caren Cristina Burnello. Subiu, arremessou e... entre o arremesso e a cesta há muito que se investigar. In: NEIRA, Marcos Garcia (Org.). Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; LÉLIS, Camila Rita; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. A Educação física na área de linguagens: diálogos interdisciplinares em projetos no ensino médio. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, PR: CRV, 2017.
NUNES, Hugo Cesar Bueno. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da educação física. 2018. 157f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
NUNES, Mário Luiz Ferrari. Saúde na educação física escolar: diálogos e possibilidades a partir da perspectiva cultural. Temas em educação física escolar, v. 5, n. 2, p. 16-27, 2020.
OLIVEIRA, Ricardo. Ginásticas de academia: pena que gordinha não pode. In: NEIRA, Marcos Garcia (Org.). Educação física cultural: relatos de experiência. Jundiaí, SP: Paco, 2018.
OLIVEIRA, Victor José Machado; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Revista da educação física, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015.
OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz; SOUZA JUNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Patins e Skate: quando o idoso é a diferença. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari (Orgs.). Educação física cultural: escritos sobre a prática. Curitiba, PR: CRV, 2016.
PALMA, Alexandre. A saúde sob o olhar dos estudos socioculturais. In: RECHIA, Simone e colaboradores. Dilemas e desafios da pós-graduação em educação física. Ijuí, RS: Unijuí, 2015.
______. Saúde na educação física escolar: diálogos e possibilidades a partir do conceito ampliado de saúde. Temas em educação física escolar, v. 5, n. 2, p. 5-15, 2020.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Mazza Edições, 2014.
RIBEIRO, Luciene Souza e colaboradores. Cultura e saúde: desvelando o autocuidado entre mulheres quilombolas. Saúde coletiva, v. 10, n. 58, p. 3831-3835, 2020.
SILVA, Angélica Caetano. Tematizando o discurso da mídia sobre saúde com alunos do ensino médio. Motrivivência, ano XXIII, n. 37, p. 115-122, 2011.
SILVA, Sílvio Sipliano. Um passeio cultural pela ginástica. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari (Orgs.). Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes europeias no Brasil. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SOARES, João Paulo Fernandes; MOURÃO, Ludmila; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. “O doce amargo sabor do envelhecimento”: discursos, práticas corporais e experiências geracionais. Movimento, v. 21, n. 3, p. 645-657, 2015.
ULASOWICZ, Carla; OKIMURA-KERR, Tieme; VENÂNCIO, Luciana. A educação física escolar e o tema saúde: análises, contextos e relatos no ensino fundamental II. In: OKIMURA-KERR, Tieme; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação física escolar e saúde: perspectivas e possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2017.
ULASOWICZ, Carla; SANTOS, Cássia Ulasowicz de Andrade Santos. Conhecimento sobre o corpo, formação de identidade e saúde na educação infantil. In: OKIMURA-KERR, Tieme; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação física escolar e saúde: perspectivas e possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2017.
ULASOWICZ, Carla e colaboradores. Ensino sobre o corpo e a saúde em diferentes perspectivas no ensino fundamental I. In: OKIMURA-KERR, Tieme; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação física escolar e saúde: perspectivas e possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2017.
VIEIRA, André Luis Sulva; BONETTO, Pedro Xavier Russo. Atletismo: diferentes práticas e diferentes corpos. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari (Orgs.). Educação física cultural: escritos sobre a prática. Curitiba, PR: CRV, 2016.
WORTMANN, Maria Lucia Castagna. Análises culturais – um modo de lidar com histórias que interessa à educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Orgs.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.