Resumo

“Ô meu corpo, faça sempre de mim um homem que questiona”. (FRANTZ FANON, 2008, página 191)

Este artigo trata da Educação Física Escolar e da Educação Libertadora de Paulo Freire. Para tal, foi delimitada uma pergunta, na condição de uma problematização do conhecimento: como a Educação Libertadora de Paulo Freire nos inspira / nos desafia ao reposicionamento da Educação Física Escolar crítica? Fundamentalmente a partir da obra seminal Pedagogia do Oprimido, emergiram quatro apontamentos temáticos para sulear as reflexões: 1) da análise de conjuntura à leitura de mundo; 2) [...] e a “educação bancária” segue viva e forte no processo de colonização curricular; 3) as palavras e as práticas corporais do mundo do estudante; 4) descolonizar a educação, descolonizar os currículos e a Educação Física Escolar – compromisso político pedagógico para uma Educação Libertadora. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APPLE, M. W. Conhecimento Oficial. A educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

BOSSLE, F. et al. “Sulear”: uma perspectiva de orientação epistemológica para a pesquisa qualitativa crítica na Educação Física Escolar. In: VON BOROWSKI, E. B.; MEDEIROS, T. N.;

BOSSLE, F. (Orgs). Por uma Perspectiva Crítica na Educação Física Escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: Editora CRV, p. 17-32, 2020a. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ISSN 2763-7603 - Publicação Online REV. BRAS. DE EDUC. FÍS. ESCOLAR SETEMBRO 2021 – EDIÇÃO ESPECIAL Página18

BOSSLE, F. A História como Tempo de Possibilidades... In: SILVA, M. E. H.; MARTINS, R. M. (Orgs.). Pressupostos Freireanos na Educação Física Escolar: ação e movimento para a transformação. Curitiba: Editora CRV, p. 17-22, 2020b.

BRACHT, V. A Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a Educação Física). (Coleção Educação Física). Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2019.

CÉSAIRE, A. Discurso sobre o Colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. COELHO, M. C. Negritude, Educação Física Escolar e Educação Libertadora: notas autoetnográficas. (Projeto de Tese de Doutorado qualificado e pesquisa em andamento com previsão de término em 2022). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). 2021.

FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. FANON, F. Racismo e Cultura. In: MANOEL, J.; LANDI, G. (Orgs.). Revolução Africana: uma antologia do pensamento Marxista. São Paulo: Autonomia Literária, p. 64-79, 2019.

FRASSON, J. S. Os Múltiplos Olhares sobre a Educação Física Escolar: um estudo com os grupos de pesquisa da Região Sul do Brasil. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). 2020.

FREIRE, P. Pedagogia del Oprimido. Montevideo/Uruguay: Tierra Nueva, 1970. FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. Em: BRANDÃO, C. R. (org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, p. 34- 41, 1981.

FREIRE, P. The Politics of Education. Culture, Power and Liberation. Massachusetts: Bergin and Garvey Publishers Inc, 1985.

FREIRE, P. Carta aos Professores de Educação Física. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria dos Núcleos de Ação Educativa – CONAE. Diretoria de Orientação Técnica – DOT. São Paulo: 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra, 1996. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ISSN 2763-7603 - Publicação Online REV. BRAS. DE EDUC. FÍS. ESCOLAR SETEMBRO 2021 – EDIÇÃO ESPECIAL Página19

MEDEIROS. T. N. Análise Crítica do Posicionamento da Educação Física no Currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). 2020.

SANTOS, B. S. O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. SOUZA, H. J. Como se Faz Análise de Conjuntura. Petrópolis: Vozes, 1984.

VAGO, T. M. Para o Delicado Instante de uma Aula de Educação Física. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S. NOGUEIRA, V. A. (Orgs). Linguagens na Educação Física Escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: Editora CRV, p. 13-17, 2021.

VON BOROWSKI, E. B.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (Orgs). Por uma Perspectiva Crítica na Educação Física Escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2020. 

Acessar