Resumo

Pensar hoje na situação da disciplina de Educação Física na escola, é discutir aspectos não só relacionados com o conteúdo ou como o mesmo está sendo ministrado pelos professores, mas também analisar os desafios que esses profissionais encontram no dia - a - dia do chão da escola e como enfrentá- los afim de não prejudicar a aprendizagem do educando. Nessa perspectiva o presente estudo teve como objetivo identificar as condições de material e espaços utilizados nas aulas de Educação Física pelos professores das escolas estaduais do município de Canindé-CE, buscando caracterizar possíveis desafios enfrentados por eles. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descrita. Os sujeitos foram oito professores de Educação Física que lecionam nas escolas estaduais do município, com idade média de 26 anos. Foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de Luguetti (2010). A análise e a discussão dos dados obtidos nesta pesquisa foram construídas tendo como referência as respostas extraídas das indagações realizadas com os sujeitos deste estudo, através do questionário aplicado e demonstraram que boa parte dos professores considera que o material disponível para suas aulas é bom. Quanto aos espaços utilizados, sala de aula e multimeios são os mais utilizados e o que dificulta a realização das suas aulas práticas são localização dos espaços, o tempo reduzido para deslocamento, o contra turno nas aulas, espaços com tamanhos reduzidos frente à quantidade de alunos e a dificuldade de aceitação de atividades de acordo com o que proposto. Conclui-se que as dificuldades estão presentes na rotina dos professores de Educação Física, principalmente no que se referem às condições de disponibilização de materiais e espaços para a prática da disciplina. Sugere-se, portanto, novas pesquisas a fim de abranger todo esse contexto da disciplina e que a mesma contribua para reflexões junto aos profissionais que trabalham na área da Educação Física escolar, para a busca de novos conhecimentos acerca desta temática, com o intuito de sempre buscar melhorias para a prática pedagógica da disciplina.

Acessar