Resumo

O presente estudo objetivou elaborar e verificar as possibilidades de um plano de unidade de ensino para articulado com a Teoria das Inteligências Múltiplas, durante aplicação dos professores participantes do estudo em suas aulas, na perspectiva de inovação em práticas pedagógicas da Educação Física escolar. Quanto a sua natureza, a pesquisa se caracteriza como aplicada, com a intenção de solucionar problemas ou necessidades concretas e/ou imediatas. Quanto ao tipo de procedimento para o processo de investigação, caracteriza-se como pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica. Quanto à abordagem, trata-se de um estudo qualitativo. A pesquisa envolveu a participação de professores da rede municipal de Maringá/PR. O primeiro momento consistiu na aplicação de um questionário diagnóstico; num segundo momento, sob inscrição, cinco professoras participaram de um curso/formação sobre os conhecimentos da Teoria das Inteligências Múltiplas ministrado pelo pesquisador, bem como da construção e posterior aplicação de um plano de unidade de ensino em suas turmas de quinto ano do ensino fundamental, anos iniciais. Na coleta dos dados, foram aplicados questionários a todos os professores da rede municipal e entrevistas semiestruturadas às professoras participantes do curso/formação. Na intervenção-ação, foram abordados conhecimentos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e sua aplicabilidade na Educação Física escolar. Constatou-se, por meio da análise das informações coletadas, que os professores da rede municipal de Maringá buscam promover inovações em suas práticas pedagógicas, constituídas na organização do planejamento e na diversidade de conteúdos da cultura corporal ensinados, bem como que a aplicação do plano de unidade articulado com a Teoria das Inteligências Múltiplas foi possível e notadamente relevante, podendo esta ser caracterizada como prática inovadora no ambiente estudado. A relevância do trabalho desenvolvido evidencia-se por apresentar uma possibilidade inovadora de prática pedagógica aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino estudada, passível de contribuir para uma aprend

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